Blog Ladeira Armarinhos

Decoração Artesanal: transforme seu lar com estas 4 ideias criativas

Sala de estar com decoração artesanal

Decoração Artesanal: transforme seu lar com estas 4 ideias criativas

Criar um espaço que reflita sua personalidade e estilo é muito importante, não é? Afinal, nossa casa é o local para nos acolher da rotina corrida e do dia a dia cansativo. Mas, é um fato que a decoração de um lar pode ser uma missão desafiadora, especialmente quando não se é um profissional da área. 

Mas a decoração artesanal é justamente o que você precisava para adicionar charme, originalidade e estilo ao seu lar. Hoje, vamos trazer 4 ideias super criativas para você transformar os cômodos por aí. Acompanhe!

Decoração de crochê

O crochê é uma técnica antiga de artesanato, que consiste na criação de peças por meio do entrelaço dos fios, criando padrões e texturas maravilhosas. Nas roupas, são super confortáveis e aconchegantes. Mas e na sua casa, será que tem espaço para esse tipo de decoração? 

Com certeza! O crochê pode entrar em diversos acessórios decorativos, confira a lista:

  • Capas das almofadas de crochê, que vão bem tanto da sala, como nos quartos;
  • Descanso de panelas. Isso mesmo! Para evitar desgaste da sua mesa ou mármore na hora de servir algo quente, uma peça de crochê circular é um ótimo descanso;
  • Decoração nas paredes com mandalas, flores e até figuras geométricas de crochê. Neste caso é preciso de um pouco mais de habilidade!

Faça você mesmo 

Para tudo isso, você pode contratar um profissional qualificado em crochê, ou também, pode se jogar na arte do DIY – faça você mesmo e aprender do zero. Aqui na Ladeira Armarinhos você encontra tudo que precisa para começar, como fios ideais e a agulha

Caso você queira começar neste mundo, leia nosso artigo completo sobre a arte do crochê. Por lá, você encontra dicas de passos iniciais para fazer suas primeiras peças, que com certeza, vão abrilhantar sua casa. 

Dá para fazer decoração de miçangas?

Sim! As miçangas com certeza são ótimas opções para deixar sua decoração mais leve, descontraída e colorida, se desejar. Seja em detalhes sutis ou em peças de destaque, as miçangas oferecem uma maneira criativa e única de personalizar e embelezar seus espaços. 

Fazendo o maior sucesso nos looks, essas pequenas peças também vão muito bem em itens decorativos. Olha só:

  • Abajures podem ganhar um destaque com miçangas. Você pode fazer uma “franja” de miçangas e passar em volta do seu abajur;
  • Bordados de miçangas nas almofadas também é uma boa opção! Assim como no crochê, você pode fazer capas de almofadas com bordados de pequenas contas; 
  • Cortinas e divisórias de miçangas estão ganhando muito espaço na decoração. Podem ser usadas em janelas ou portas, ou mesmo para criar uma nova divisão em um cômodo. 

Legal, não é? As miçangas são verdadeiras coringas, vão bem em muita coisa. 

Como fazer suas peças de decoração com miçangas 

Assim como no crochê, você mesmo pode fazer suas peças de miçangas. Confira abaixo como reproduzir as ideias que trouxemos:

Para a ideia dos abajures e das cortinas, o passo a passo é parecido. Você precisa ter um fio de nylon resistente, dar um nó na primeira ponta, e ir passando as miçangas com ajuda de uma agulha. Ao fim do fio, é necessário dar outro nó. Para garantir resistência, corte o excesso e queime a ponta com um isqueiro. 

Assim, no caso do abajur, você vai criando as “franjinhas”, que depois de prontas, basta ajustar no objeto. Por outro lado, a cortina ou divisória precisa de um pouco mais de atenção por ser uma peça maior. 

Por isso, criamos um artigo especial te ensinando a produzir sua cortina de miçangas. Está super completo, não deixe de ler! 

Agora, para o bordado, é preciso dedicar um tempo extra para aprender as técnicas do bordado. Após estar por dentro de como fazer o bordado em si, você pode seguir o seguinte passo a passo:

  • Passe as miçangas pelo fio de bordado, certificando-se de deixar espaço suficiente no final do fio para amarrar;
  • Escolha o local no tecido onde deseja posicionar a miçanga e insira a agulha de baixo para cima, passando pela miçanga. Prenda-a ao tecido com pequenos pontos de bordado;
  • Continue adicionando miçangas ao longo do fio, variando tamanhos e cores conforme desejado. Mantenha a firmeza no tecido para evitar que as miçangas se soltem;
  • Ao terminar o design, dê alguns pontos extras para garantir que as miçangas estejam firmemente presas. Amarre o fio com um nó duplo na parte de trás do tecido e corte o excesso.

Pronto! Com esse passo a passo, você pode bordar tecidos diversos, das capas de almofadas, até lençóis e fronhas, por exemplo. Experimente!

Cestos feitos à mão

Os cestos de armazenamento feitos à mão são peças artesanais que combinam funcionalidade com beleza. Eles são feitos através de uma variedade de técnicas, como tecelagem, crochê, tricô ou até mesmo costura, utilizando materiais naturais como palha, vime, corda, tecido, fibras de plantas, entre outros.

Diversos artesãos oferecem modelos de diferentes cestos. Mas vamos trazer uma dica super simples que vai resultar em um cesto lindo, que com certeza vai trazer um tom mais ameno para a decoração do cômodo. 

Como fazer cesto de fio enrolado

O cesto de corda enrolada é uma das formas mais fáceis de você personalizar seu cesto. Isso porque, só será necessário um cesto ou vaso antigo ou mesmo uma tigela, que pode até ser de plástico, cola quente e algum fio de sua preferência. 

Comece enrolando a corda ao redor do recipiente escolhido e vá aplicando a cola quente ao longo do caminho para fixar. Continue enrolando até atingir a “boca” do vaso ou tigela. Prontinho!

Vale destacar que é justamente o fio que vai dar o estilo do seu cesto. Então, para algo mais rústico, podemos indicar a nossa fita decorativa de juta. Caso queira algo mais colorido e moderno, um dos nossos fios círculos vai atender seu desejo.  

Crie espaços aconchegantes 

No artesanato, mais do que aspecto visual, também é muito valorizada a experiência. A experiência que aquela peça oferece, seja com a história que carrega ou com o conforto que proporciona. 

Por isso, uma dica muito importante para trazer o artesanato para a decoração do seu lar é criar espaços aconchegantes através do artesanato. Por exemplo, com a dica da cortina de miçangas, você pode fazer uma divisão no seu escritório, criando um espaço de descanso com almofadas e mantas de crochê.

Isso pode ser feito em qualquer cômodo. No cantinho do café, na cozinha, pode ser adicionado um cesto de fio enrolado para guardar os utensílios. Além de outros produtos artesanais, como velas. 

As velas artesanais são ótimas opções, que não só contribuem com o visual do ambiente, mas garantem um aroma agradável, que com certeza, vai deixar seu lar ainda mais confortável. 

Sua criatividade é quem manda

Viu só como é fácil unir decoração e artesanato com dicas simples como essas que trouxemos? Basta trabalhar sua criatividade e pôr a mão na massa para transformar esse lugar tão importante, que te acolhe todos os dias. 

Conte com a Ladeira Armarinhos para encontrar tudo que você precisa nessa transformação em casa. Desperte seu poder criativo e faça a lista do que precisa, estamos aqui para te ajudar com isso. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *