Blog Ladeira Armarinhos

Pedraria para artesanato: confira dicas e inspirações de como usar essas peças

Pessoa manuseia pedrarias para artesanato

Pedraria para artesanato: confira dicas e inspirações de como usar essas peças

A pedraria sempre foi um material utilizado para conferir beleza, valor e destaque a diversos itens: de roupas à objetos. Contudo, se engana quem pensa que pedraria se refere apenas a pedras preciosas. Existe uma variedade delas!

As peças brilhantes, que remetem à pedras preciosas, são apenas um tipo. No artesanato, as pedrarias são encontradas em uma variedade de modelos e oferecem uma infinidade de possibilidades criativas.

Por isso, neste post, vamos explorar formas de como utilizar pedrarias no artesanato. Aqui, você vai encontrar dicas práticas e inspirações para criar peças artesanais maravilhosas. Vamos lá?

Escolha seu tipo de pedraria

Primeiro, antes de começar um projeto de artesanato com pedrarias, é essencial selecionar o material adequado. Isso porque, existem diversos tipos de pedrarias disponíveis. Desse modo, você deve considerar o estilo e o propósito da peça que você deseja criar ao escolher as pedrarias. 

Por exemplo, strass e cristais são ideais para projetos que requerem brilho e glamour, enquanto as pérolas adicionam uma sensação de elegância e sofisticação. Confira abaixo, a lista de pedrarias disponíveis aqui, na Ladeira Armarinhos:

  • Cristal, strass e chaton: são pedrarias brilhosas que agregam bastante iluminação onde são aplicadas, o chaton é mais achatado e remete bastante a pedras preciosas;
  • Pérola: também agrega brilho, porém de forma mais sutil. Possui um estilo romântico e elegante;
  • Pedras naturais: trazem um tom rústico ao artesanato. Possuem uma estética muito original e algumas delas possuem propriedades terapêuticas;
  • Miçangas: as queridinhas dos momentos são pequenas contas, encontrada em diversos tamanhos e cores; 
  • Acrílico: as pedrarias de acrílico podem brilhar bastante, possui cores vibrantes e podem ser usadas em muitas superfícies
  • Abs: o abs, não tão popularizado, é um material plástico que pode ser moldado de muitas formas;
  • Bolas plásticas: possui uma variedade de cores e pode ser usada em muitas finalidades. Algumas brilham, outras são translúcidas… São peças versáteis.

Experimentação e criatividade

Sendo assim, agora que você já tem em mente o que deseja fazer, e já escolheu o tipo de pedraria que atende o seu objetivo estético, chegou a hora de soltar sua criatividade e experimentar!

A chave para trabalhar com pedrarias no artesanato é experimentar e deixar sua criatividade fluir. Logo, explore diferentes cores, formas e tamanhos de pedrarias para criar peças verdadeiramente únicas e personalizadas. Lembre-se de que o artesanato é uma forma de expressão pessoal, então divirta-se e aproveite o processo. 

Aproveite estas inspirações criativas

As pedrarias podem ser utilizadas em uma variedade de projetos de artesanato, desde bijuterias, passando por costumização de looks, até decoração de casa. E você pode se aventurar em todas as áreas. 

Aqui estão algumas ideias inspiradoras para começar:

  • Crie uma tiara decorada com strass e pérolas, você pode usar uma antiga mesmo. Ao colocar as pedrarias, terá uma tiara nova e muito estilosa;
  • Personalize uma bolsa de mão adicionando detalhes de cristais e miçangas. Acesse o artigo em nosso blog que te ensina a fazer sua própria bolsa de miçanga do zero;
  • Decore uma moldura de espelho com chatons e strass para adicionar um toque de elegância ao seu cômodo;
  • Experimente fazer colares com miçangas e  pedras naturais.

Adapte ao seu estilo e faça o que mais gosta!

Técnicas de fixação de pedrarias

Então, existem várias técnicas para fixar pedrarias em diferentes tipos de superfícies. Para superfícies planas, recomendamos o uso da cola artesanal. Neste caso, aplique uma pequena quantidade de cola na parte de trás da pedra e pressione firmemente na superfície desejada. 

Além disso, outra técnica popular é costurar as pedrarias à mão, especialmente em projetos têxteis como roupas, bolsas e acessórios. Para isso, é preciso ter uma boa agulha fina e costurar normalmente, mas se atentar na hora de fixar a pedraria, dando um nó extra para firmá-la. 

Em casos de bijuterias ou peças decorativas, o nylon e as correntes serão as bases para sustentar as peças. Basta passar ao longo do fio e garantir que as extremidades estejam com bom nós, para que não arrebente. 

Escolha as melhores pedrarias para os seus projetos

Agora que você entendeu tudo sobre pedrarias no artesanato, temos certeza que despertou a vontade de criar várias peças por aí, não é? Conte com a Ladeira para adquirir as melhores pedrarias e ferramentas para produzir peças artesanais caprichadas por aí. 

E claro, ao adquirir seus produtos, não esqueça que guardá-los da forma correta e adotar uma rotina de cuidados, vai prolongar a vida útil e garantir muitos projetos diferenciados. Confira nosso artigo sobre como cuidar e conservar as pedrarias e também anote todas as dicas de lá. 

Continue acompanhando o blog da Ladeira para mais dicas como as de hoje. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *